Orientações e
Acompanhamentos

O cardiologista clínico/intensivista realiza a avaliação pré-operatória ou pré-procedimentos cardiovasculares e não cardiovasculares e a monitorização e o tratamento do paciente cardiopata. É imprescindível que se identifique qualquer anormalidade pré-operatória que prejudique a segurança ou eficácia de uma abordagem proposta. Todos os tratamentos invasivos geram carga de trabalho aumentada ao sistema cardiovascular e é possível através de uma monitorização e tratamento adequados minimizar o dano ao miocárdio (músculo cardíaco) a fim de otimizarmos os resultados. Sempre contamos com o chamado “heart Team”: um grupo de especialistas formado ao início do atendimento, a fim de que seja estabelecido um plano de cuidados ao paciente, de acordo com o seu perfil, sua avaliação de risco versus benefício e suas preferências.

Os procedimentos mais comuns realizados supervisionados e acompanhados no Instituto de Cardiologia são:
bulletImplantes de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis: marcapassos, cardio desfibriladores e ressincronizadores;
bulletBypass Aorto-Coronário ou Pontes de Mamária e/ou Safenas;
bulletCirurgias de trocas valvares ou reparos valvares;
bulletProcedimento de implante de válvula aórtica percutânea (TAVI);
bulletAngioplastias coronarianas eletivas de alto risco;
bulletAngioplastia coronariana primária (cateterismo de emergência para tratamento do Infarto);
bulletCirurgias não cardíacas no paciente cardiopata grave;
bulletTratamento do Infarto Agudo do Miocárdio complicado por choque circulatório e suporte de dispositivos especiais;

Coordenar uma equipe multidisciplinar e de diversas especialidades é essencial a fim de aprimorarmos resultados e garantirmos segurança ao paciente.