IMPLANTE DE MARCA-PASSO CARDÍACO.
12/03/2021DOR NO PEITO – O QUE FAZER.
05/04/2021Infarto Agudo do Miocárdio é uma emergência médica resultado de uma doença muitas vezes silenciosa, que se inicia desde a juventude e que se não identificada precocemente pode nos dar um aviso às vezes fatal: Esta doença se chama aterosclerose.
A aterosclerose é uma doença degenerativa da parede das artérias que possui íntima relação com o processo de envelhecimento, porém, os chamados fatores de risco (já detalhados em outro post de nosso site) podem desencadear uma doença mais extensa e agressiva com o passar do tempo.
Esta agressividade é demonstrada pela instabilidade das placas ateroscleróticas e intensa atividade inflamatória nas mesmas, o que torna estas lesões propensas à ruptura por apresentarem uma capa fibrosa fina ou como chamamos “vulnerável”.
E como isto se manifesta?
Esta obstrução interrompe o suprimento de nutrientes carreados pelo sangue ao músculo cardíaco e este começa a sofrer com a falta de circulação: subitamente você poderá sentir desconforto no peito, nos braços ou pescoço e mandíbula, suor frio, náuseas, tonturas, palpitações. Uma das complicações mais dramáticas é a parada cardiorrespiratória por que a falta de irrigação do músculo do coração (isquemia) ou sua necrose (a morte do músculo por falta de suprimentos) desorganiza a corrente elétrica que estimula o coração gerando arritmias graves que interrompem por completo a função de bombeamento de sangue pelo coração. Como exemplo temos a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular.