A PRIMEIRA CONSULTA
03/03/2023Nas últimas décadas testemunhamos um importante avanço no uso de diferentes anticoagulantes e, com a quebra da lei de patentes, existem hoje no mercado diferentes possibilidades de fármacos, doses, marcas e valores. Com isso, estes medicamentos são hoje amplamente utilizados. Cada um deles atende a um perfil diferente de pacientes. A Varfarina, no entanto, apesar de ser uma droga antiga, ainda é uma importante opção, possuindo indicações precisas aonde os novos anticoagulantes ainda não são validados para uso. É o caso dos pacientes com próteses valvulares mecânicas.
Por isso é fundamental que nenhum destes medicamentos sejam substituídos sem a comunicação prévia e a decisão do seu médico.
A VARFARINA SÓDICA (MAREVAN®) é uma droga antiga, barata e com uma janela terapêutica estreita, ou seja, deve estar em um nível determinado na circulação. Se for maior existe a possibilidade de sangramento anormal; caso estiver menor poderá não oferecer a proteção desejada. Por isso, a dose destes anticoagulantes orais é variável para cada pessoa. Isto porque ela pode ser metabolizada de uma maneira diferente por fatores genéticos ou apresentar interações com alimentos e medicações , necessitando que cada paciente tenha a sua dosagem específica. Sua ação total só é plenamente percebida após 5 a 7 dias do seu inicio e após este período o comportamento da sua dosagem deverá ser avaliada através da coleta de amostra de sangue e dosagem do Tempo de Protrombina ( comumente chamado de TP associado ao INR). Depois deste valor encontrar-se estável nas medidas subsequentes o médico vai determinar de quanto em quanto tempo irá solicitar o exame para decidir se irá alterar ou não a sua dosagem.
- Qual o valor laboratorial ideal para estar anticoagulado?
O objetivo da anticoagulação é atingir um INR ou RNI entre 2,0 e 3,0. Esse valor pode variar um pouco mais ou um pouco menos de acordo com a avaliação médica – mais alto se o risco de trombose for maior; menor se o risco de sangramento for maior. Para que você entenda um valor mais baixo de INR deixa o sangue mais “grosso” (menos anticoagulado) e um valor mais alto de INR deixa o sangue mais “fino” (mais anticoagulado).
- Qual o melhor horário para tomar os anticoagulantes Orais?
Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.
- Quais alimentos interferem com os Anticoagulantes Orais?
A Varfarina age reduzindo a atividade da Vitamina K. Esta vitamina age como um ativador das proteínas que fazem o sangue coagular. Para o controle adequado da anticoagulação é importante manter estável a quantidade de ingestão desta vitamina, pois o medicamento foi ajustado para esta quantidade, ou seja, para o seus hábitos na ocasião de sua prescrição. Muitos alimentos contêm Vitamina K em diferentes proporções que devem ser conhecidos profundamente pelos pacientes. A recomendação é que se evitem alimentos ricos em vitamina K e caso sejam ingeridos, é necessário que seja em pequenas quantidades, de forma regular e constante para que a dose dos anticoagulantes seja suficiente e se evite perda do efeito ou até sangramento. Resumindo, o pior será ingestão de alimentos ricos em Vitamina K de maneira irregular.
Quantidade de Vitamina K nos Alimentos:
ALTA Quantidade |
MODERADA Quantidade |
BAIXA Quantidade |
Chá verde Maionese Óleos (canola, soja) Brócolis Couve-de-bruxelas Repolho Couve verde Pepino com casca Endívia Cebolinha verde Alfaces (qualquer côr) Mostarda Salsa Espinafre Nabiça AgriãoFígado de boi, frango e porco ( não ingerir) |
Margarina Aspargo Abacate Repolho vermelho Ervilhas Quiabo Azeite |
Chá preto Sucos, refrigerantes Leite, queijo, manteiga Pão, massas Cereais, aveia Arroz, polvilho Milho, óleo de milho Ovos Iogurtes Farinha de trigo Frutas Todas as carnes Vagem Cenoura Couve-flor Cebola, aipo Pepino sem casca Beringela, cogumelos Batata, abóbora |
*Note que os vegetais mais ricos em vitamina K são aqueles mais verdes
- Quais medicamentos alteram a ação dos Anticoagulantes?
Sempre que for prescrito algum medicamento diferente, sempre mencione ao médico que você usa anticoagulantes, pois muitos medicamentos interferem no seu efeito.
DIMINUEM O EFEITO DA VARFARINA Medicação (nome comercial®) |
AUMENTAM O EFEITO DA VARFARINA Medicação (nome comercial®) |
Anticoncepcionais Azatioprina (Imuran) Bosentana (Tracleer) Carbamazepina (Tegretol) Colestiramina (Questran) Efavirenz (Stocrin) Espironolactona (Aldactone) Fenobarbital (Gardenal) Fenitoína (Hidantal) Griseofulvina Haloperidol (Haldol) Indinavir (Lafepe Indinabvir) Nelfinavir (Viracept) Raloxifeno (Evista) Rifampicina Ritonavir (Kaletra) Saquinavir (Invirase) Vitamina K (Kanakion) |
Acetaminofeno (Tylenol, Dôrico,) Ácido valpróico Alopurinol Amiodarona (Ancoron, Atlansil) Ampicilina (Binotal) Azitromicina (Zitromax) Bupropiona Celecoxib (Celebra) Cetoconazol Cimetidina (Tagamet) Ciprofloxacin (Cipro) Claritromicina (Claricid) Danazol Diclofenaco (Cataflam, Voltaren) Eritromicina Ezetimib (Ezetrol, Zetia) Fluconazol (Zoltec) Fluoxetina (Prozac, Fluoxetine) Gatifloxacin (Tequin) Gemfibrozil Ibuprofeno (Advil, Motrin) Indometacina (Indocid) Isoniazida Itraconazol (Sporanox) Levofloxacin (Levaquin) Levotiroxina (Synthroid, Euthyrox) Metronidazol (Flagyl) Omeprazol (Losec) Paroxetina (Aropax%2 |
ORIENTAÇÕES FINAIS PARA UM USO SEGURO DE VARFARINA:
- Evitar Atividades com risco de sangramento.
- Não retirar cutículas ou retira-las com muito cuidado.
- Evitar atividades de risco para acidentes e quedas. Maior chance de sangramentos graves.
- Caso haja sangramentos ou manchas arroxeadas extensas comunicar imediatamente médico assistente.
- Realizar dosagem de RNI /TP de acordo com orientações do médico do TP e comunicar o resultado ao médico para realização de ajuste caso seja necessário.
- Em caso de cirurgias ou tratamentos dentários com possibilidade de sangramentos, procurar o médico para orientações adicionais.
- Manter uma dieta regular quanto ao tipo de alimentos que podem alterar o efeito da varfarina.
- Comunicar sempre qualquer medicação nova prescrita para o cardiologista.
-
AO COMUNICAR A DOSAGEM DO TEMPO DE PROTROMBINA AO SEU MÉDICO SEMPRE INFORME ANTES:
- SE VOCÊ POSSUI ALGUM QUADRO DE SANGRAMENTO OU HEMATOMAS DESDE O ÚLTIMO EXAME;
- SE VOCÊ INICIOU A USAR ALGUMA MEDICAÇÃO NOVA DESDE O ÚLTIMO EXAME;
- SE VOCÊ MODIFICOU O SEU PADRÃO ALIMENTAR DESDE O ÚLTIMO EXAME;
- A DOSAGEM E O NÚMERO DE COMPRIMIDOS UTILIZADOS DESDE O ÚLTIMO EXAME E SE HOUVE ALGUMA MODIFICAÇÃO OU INTERRUPÇÃO (POR EXEMPLO: 1 COMPRIMIDO DE 5 MG NAS SEGUNDAS E SEXTAS FEIRAS E 1/2 COMPRIMIDO NOS DEMAIS DIAS;
- O DIA DA COLETA E O VALOR DA ATIVIDADE DA PROTROMBINA E O INR OU RNI;
Com estas informações poderemos manter o seu tratamento seguro e efetivo.
Adaptado do site http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo14.php ( Dr. Eduardo Saad )