DESPEDIDA DO AMBULATÓRIO DE CONVÊNIOS DO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA
01/11/2021O QUE SÃO AS COMBINAÇÕES EM DOSE FIXA E PARA QUE ESTÃO INDICADAS
25/01/2022A sua cirurgia de implante de marcapasso definitivo foi concluída. Ela durou cerca de 2 horas em média, incluindo o tempo de preparo. Lembre-se que foi realizada uma incisão um pouco menor que seu dedo indicador abaixo da clavícula quando o procedimento foi realizado de maneira rotineira com os cabos introduzidos por uma veia. Para manter uma cicatriz íntegra será realizado um curativo compressivo para evitar sangramentos ou inchaço demasiado no local. Lembre-se que existirá a partir de agora um corpo estranho ocupando espaço e gerando uma reação inflamatória no local que tomará algum tempo para se organizar. Esta reação dependerá da idade, doenças associadas e uso de algumas medicações. Em razão disto temos algumas orientações para uma recuperação o mais segura possível.
Primeiras 48 horas: Imediatamente após a cirurgia você permanecerá em repouso e com o braço do lado do implante imobilizado. Lembre-se que você não poderá erguer objetos ou elevar o braço. O curativo (bem) compressivo ficará mantido por 48 horas e não deverá ser molhado durante a higiene. Este período de curativo mais compressivo pode ser maior naqueles pacientes com a pele mais delicada, que usam anticoagulantes ou possuem doenças que afetam a cicatrização ou a coagulação do sangue. Pode também ser menor de acordo com a evolução clínica. Logo após o implante você realizará um eletrocardiograma e um Raio x de tórax na unidade de pós operatório antes de ter alta para o quarto de enfermaria. Procure colocar roupas leves e não fazer qualquer tipo de abrasão ou coçar o local. É possível fazer caminhadas leves, mas recomendo não movimentar o braço, apoiar-se ou levantar peso com o mesmo. Normalmente a movimentação plena do membro irá demorar um período de 4 semanas. Durante este momento eu recomendo que você permaneça pela maior parte do tempo em repouso.
Após as 48 horas: Neste período avaliamos suas condições de alta para casa. Focamos nas orientações e preparação para você conviver com este dispositivo com segurança nas suas atividades do dia-a-dia (Trabalho, lazer, atividades sociais, culturais etc).
Recomendo que ao retirar o curativo compressivo e eu avaliá-lo você coloque um curativo simples na ferida operatória no dia da alta e após não haverá necessidade de trocas. Lave a ferida no banho com sabão neutro e água corrente sem esfregar com muita força. Os pontos são intradérmicos e não precisam ser retirados. Neste momento verifique se existem secreções, dolorimento ou vermelhidão. Caso isso ocorra, principalmente se houver febre, ligue para o seu médico imediatamente.
Evite esportes de contato, com muitas trepidações ou possibilidade de pancadas no aparelho. Não dirija por 2 semanas e ao voltar para casa evite trajetos demasiado longos e com estradas muito irregulares. Pare em alguns períodos e caminhe um pouco e contraia as panturrilhas. Coloque roupas leves e sem erguer muito os braços (prefira o uso de camisas). Você pode usar uma tipóia improvisada para lembrar-se de não movimentar o braço ao lado do implante.
Use analgésicos simples para controle da dor somente conforme as orientações do médico. NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO!
LEMBRE-SE QUE O SEU APARELHO EM ALGUMAS VEZES É REQUISITADO E EM OUTRAS NÃO POIS ELE DÁ A OPORTUNIDADE DO SEU CORAÇÃO FAZER SUA CONTRAÇÃO NORMAL. ISTO FAZ COM QUE OS BATIMENTOS FIQUEM IRREGULARES. PACIENTES NORMALMENTE OBSERVAM ISTO AO MEDIR A PRESSÃO EM APARELHOS AUTOMÁTICOS, MAS COSTUMA SER UM ACHADO NORMAL.
O aparelho agora faz parte do seu coração, portanto guarde sempre consigo a sua carteira contendo as informações da marca, número de série e tipo de dispositivo.
Normalmente indico uma avaliação do aparelho após o primeiro mês e em seguida deverão ser realizadas 2 vezes por ano.
Interferências no uso do aparelho:
- Cirurgias: Alguns procedimentos cirúrgicos que usam eletrocautério podem interferir no funcionamento do marcapasso. Oriente seu cirurgião sobre a presença de marcapasso e a necessidade de reprogramação temporária do mesmo.
- Desfibrilação ou cardioversão elétrica: Se caso for necessário este procedimento para a aplicação de um choque externo no peito (realizado para controle de arritmias). Avise seu médico para usar as pás de contato longe do aparelho).
- Ressonância Magnética: Normalmente o uso de ressonância magnética para exames de imagem é contra indicado pois pode provocar vibração do aparelho e alterar a sua programação. Aparelhos compatíveis com este exame ainda não são utilizados rotineiramente no Brasil.
- Radioterapia: Atentar para a proteção do aparelho com chumbo. Caso a lesão esteja muito próxima do aparelho avise seu cardiologista. É importante revisar o aparelho antes e algum tempo depois das aplicações.
- Demais aparelhos domésticos e do dia-a-dia:A maioria dos aparelhos do cotidiano não interfere no seu funcionamento, pois o tempo de exposição é curto e a evolução dos marcapassos atuais atenuam bastante os riscos. Alarmes, telefones, microondas, televisão, som, portas giratórias e detectores de metais, barbeadores, aparelhos de ginástica desde que estejam liberados pelo médico, aspiradores de pó e enceradeiras são alguns exemplos.
Faça atividade física regular, não fume, evite o uso de álcool e faça sempre as avaliações do aparelho, nunca esquecendo de portar as suas informações e de informar outros profissionais de sua existência.